O Tênis de Mesa nos Jogos de Tóquio vai de 24 de Julho a 6 de Agosto

 Os Jogos Olímpicos oferecem o melhor palco no cenário internacional do tênis de mesa, com um drama de alto risco garantido desde o início. Contestado em torneios eliminatórios, não há margem para erro quando a ação começa.



Um esporte rico em história, a China é o time a ser batido desde o início do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos em 1988, com 28 medalhas de ouro conquistadas em várias disciplinas.

Informação chave

O que está acontecendo? Os Jogos Olímpicos de 2020 acontecerão de 24 de julho a 6 de agosto de 2021 no Ginásio Metropolitano de Tóquio, Japão, 12 meses depois do programado originalmente devido à pandemia COVID-19.

O que está em jogo? Cinco títulos de campeão olímpico

Quem está competindo? 86 atletas masculinos e 86 femininos, totalizando 172 atletas de 57 Comitês Olímpicos Nacionais.

Qual é a história?  33 anos depois de sua introdução nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, o tênis de mesa está oferecendo cinco cobiçadas medalhas de ouro, incluindo uma para o recém-estabelecido evento de duplas mistas. A China levou para casa todas as quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Depois de um ano sem precedentes no calendário internacional, a nação poderosa pode conquistar os títulos novamente em Tóquio?

O que há de novo? Mixed Doubles estreia-se pela primeira vez com 5 medalhas de ouro conquistadas no ténis de mesa. O evento de equipes foi formatado de forma diferente nesta edição olímpica, com as duplas ocorrendo primeiro.

Campeões defendendo título
  • Individual masculino:  Ma Long, China
  • Solteiros femininos:  Ding Ning, China (não competindo)
  • Equipe Masculina:  China
  • Equipe Feminina:  China

O empenho da China no Rio 2016 garantiu mais uma paralisação da medalha de ouro ao país no palco olímpico, conquistando o feito pela quinta vez.

Cronograma
  • Sábado, 24 de julho - Rodada Individual Masculino e Feminino e Rodada 16 de Dupla Mista
  • Domingo, 25 de julho - Masculino e Feminino individual, segunda rodada e semifinais de duplas mistas
  • Segunda-feira, 26 de julho - Masculino e feminino na terceira rodada e duplas mistas final
  • Terça-feira, 27 de julho - Masculino e feminino - rodada 3 e 16ª rodada
  • Quarta-feira, 28 de julho - Quartos-de-final Individual Masculino e Feminino
  • Quinta-feira, 29 de julho - semifinal de individual masculino e final de individual feminino
  • Sexta-feira, 30 de julho - Final Individual Masculino
  • Domingo, 1 de agosto - Equipe masculina e feminina - rodada de 16
  • Segunda-feira, 2 de agosto - quartas-de-final por equipes masculinas e femininas
  • Terça-feira, 3 de agosto - quartas de final por equipes masculinas e semifinais por equipes femininas
  • Quarta-feira, 4 de agosto - semifinais por equipes masculinas e femininas
  • Quinta-feira, 5 de agosto - final por equipe feminina
  • Sexta-feira, 6 de agosto - final por equipes masculinas
Equipamentos e informações técnicas

A raquete deve ter um lado vermelho e um lado preto. A bola deve ser branca e com 40 mm de diâmetro. A mesa tem 2,74 metros de comprimento, 1,525 m de largura e 0,76 m de altura.

A raquete de um jogador é testada aleatoriamente antes de cada partida, e os oponentes têm o direito de olhar para as raquetes uns dos outros.

As bordas da mesa fazem parte da superfície legal da mesa, mas não os lados.

Se um jogador bate na bola abaixo do pulso da mão que está segurando a raquete, o ponto é válido. Além disso, se um jogador toca a bola ao redor da rede e ainda assim ela cai legalmente na mesa, o arremesso é válido.

Ao sacar, a bola deve repousar na palma da mão aberta. Deve ser lançado verticalmente pelo menos dezesseis centímetros e golpeado quando a bola cai. A bola deve quicar do lado do servidor e depois do lado adversário da mesa. Se o saque é legal, exceto que toca a rede, é chamado de deixe servir e o sacador deve sacar novamente.

A mesa não pode ser tocada.

Formato de competição

O tênis de mesa nos Jogos Olímpicos apresenta cinco modalidades que vão desde eventos individuais, equipes até duplas mistas. Uma equipe é composta por três jogadores do mesmo Comitê Olímpico Nacional (NOC) e do mesmo gênero, enquanto as duplas mistas apresentam um homem e uma mulher do mesmo CON.

Os eventos de duplas mistas, equipes masculinas e femininas começam nas oitavas de final em um torneio eliminatório. Uma partida de equipes consiste em uma partida de duplas seguida de duas partidas de simples, seguidas, se necessário, de uma ou duas partidas de simples, até que uma equipe vença três partidas.

Singulares masculinos e femininos seguirão um formato de eliminatória (eliminação simples), que consiste em uma rodada preliminar, rodada um (16 partidas), rodada dois (16 jogos), rodada três (16 jogos), rodada quatro (oito jogos), quartas de final (quatro jogos), semifinais (dois jogos) e jogos de medalha (dois jogos).

Sistema de correspondência

Uma partida individual é disputada seguindo o formato de melhor de sete jogos, com dois jogadores opostos um ao outro.

Cada partida no evento de duplas mistas também é disputada em uma estrutura melhor de sete, com dois jogadores alinhados lado a lado em cada extremidade da mesa, enquanto qualquer formato de partida nos eventos de equipes masculinas e femininas é decidido em um melhor-de-cinco jogos da moda.

Os jogos são decididos em uma base de primeiro a 11 pontos, com uma margem de vitória de dois pontos exigida se a pontuação ficar em 10 pontos cada.

Em uma partida individual, os jogadores seguram o serviço por dois pontos consecutivos antes que o direito de sacar seja transferido para o outro. Se a pontuação for bloqueada em 10 pontos cada, os jogadores alternam o saque após cada ponto.

As regras de serviço são semelhantes em uma partida de duplas mistas com uma ligeira variação. Cada saque deve ser executado na metade direita da mesa e deve passar diagonalmente pela mesa, caindo na metade correspondente do lado adversário da mesa.

Detalhes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 também podem ser acessados  aqui .

Fique ligado nas últimas notícias de Tóquio 2020 em  ITTF.com  e  Worldtabletennnis.com

Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook