Alaor Azevedo, vice-presidente da ITTF e presidente da CBTM, Consegue Aprovação da Proposta de Tornar o Português uma das Línguas Oficiais da ITTF

Proposta do brasileiro Alaor Azevedo, vice-presidente da ITTF e presidente da CBTM, recebeu aprovação e impacta 225 milhões de pessoas

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

Mais uma prova da relevância (e também da influência) mundial que o Brasil tem alcançado, seja por nível técnico ou excelência administrativa, no âmbito do tênis de mesa. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em Assembleia Geral, reconheceu a língua portuguesa como um dos idiomas oficiais da entidade.

A proposta de tornar o português uma das línguas oficiais da ITTF teve a autoria de um brasileiro: Alaor Azevedo, vice-presidente da entidade internacional e presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Colocada em votação no Conselho, a proposta de Alaor teve 2/3 de aprovação.

O português se torna a oitava língua oficial da ITTF - ao lado do inglês, francês, alemão, espanhol, chinês, árabe e russo. A inclusão possibilita o uso do idioma falado no Brasil em todas as reuniões da entidade internacional realizadas em qualquer país.

“Foi uma grande conquista. A inclusão do português como uma das línguas oficiais da ITTF permite que possamos nos comunicar em nosso idioma em todas as reuniões da entidade ao redor do mundo. Isso possibilita uma troca de ideias muito mais rica, proveitosa, visando o desenvolvimento contínuo do tênis de mesa. A aprovação de minha proposta se deu com 2/3 dos votos e foi muito justa. É um legado que, como vice-presidente da ITTF, deixarei para sempre”, afirmou Alaor.

Para incluir a língua portuguesa em seu rol de idiomas oficiais, o Conselho da ITTF levou em consideração os países que falam a língua ao redor do mundo. São eles, além de Portugal e Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Ocidental, Guiné Equatorial e Macau.

Em todo o planeta, 252 milhões de pessoas se comunicam em português. O idioma só é menos falado que as já citadas outras línguas oficiais da ITTF e que outros dois utilizados de forma oficial no Continente Asiático, o Hindi e o Bengali.

Crédito: CBTM - FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO


Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook