Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) completou 25 anos de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento e já Beneficiou mais de 5 mil Atletas

Quem assistiu aos Jogos Olímpicos de Tóquio e todas as histórias de superação por trás de cada medalha pôde perceber quanto as políticas públicas propiciam oportunidades e fazem diferença na vida de quem segue a carreira esportiva. A cidade de Santos dá exemplo nesta área pelo trabalho da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), que completou na sexta-feira (13) 25 anos de apoio ao esporte de alto rendimento e já beneficiou mais de 5 mil atletas.


Richard Amici Pinheiro (Fupes/Saldanha da Gama/Unisanta)

Atualmente são 400 atletas apoiados. Um deles é o jovem mesatenista Richard Amici Pinheiro (Fupes/Saldanha da Gama/Unisanta), de 19 anos, que conseguiu transformar sua brincadeira de criança em esporte profissional, se destacando em disputas pelo Brasil.

Isso graças ao seus esforços e suporte da Fupes, que gerencia os esportes de competição da Cidade e tem como principal programa o ‘Adote um Atleta’, que concede auxílio financeiro mensal aos esportistas, com base na lei 2.351/2005. Esses esportistas representam Santos nos Jogos Abertos, Regionais e da Juventude e competições nacionais e internacionais.

ESTRUTURA

Além de proporcionar melhor estrutura para treinamento dos atletas em espaços esportivos novos ou readequados, como o Complexo Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, a Arena Santos e o M. Nascimento, a Fupes também estimula parcerias entre setor público e privado. Ainda estabelece convênios com outras instituições ligadas ao esporte, viabilizando várias modalidades e propiciando aos atletas acesso a serviços de equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta, nutricionista, preparador físico, entre outros.

“Estamos sempre em busca de novos parceiros que venham qualificar nossos atletas em diversas modalidades, como parcerias na área de saúde e educação, visando melhores resultados para nossa Cidade. Também temos o programa de bolsas de estudos junto a universidades de Santos”, afirma o diretor-presidente da entidade, Cristhian Martins Pereira.

'Adoção' impulsionou no caminho aos títulos

Antes de ser ‘adotado’ pela fundação, a relação de Richard, morador do Rádio Clube (Zona Noroeste), com o tênis de mesa começou aos 9 anos, no pátio da escola estadual Zulmira Campos que, à época, era aberta à comunidade aos sábados e domingos. Era ali que ele se divertia entre um saque e outro com amigos e familiares. E foi percebendo o interesse do filho que seu pai o inscreveu para fazer aulas da modalidade no Centro Esportivo da Zona Noroeste, quando Richard tinha 11 anos.

Ele só não imaginava que ali seria o pontapé para sua carreira e que, em 2018, assinaria termo de compromisso com a Fupes para representar o Município nos Jogos Regionais. “Ter esse apoio é muito importante, porque me ajuda financeiramente em vários campeonatos. E significa muito para minha carreira poder representar a Cidade e o orgulho que tenho por ela”, diz o atleta, com gratidão a quem lhe deu oportunidades. “Comecei a jogar por Santos graças aos meus técnicos Lígia Silva e Guilherme Simões, que me ajudaram desde lá debaixo até chegar aqui”, completa.

Atuando como profissional há seis anos, Richard já conquistou por Santos o primeiro lugar nos Jogos Abertos e Regionais, Brasileiro (categoria adulto), Copa Brasil e Paulista (ambos categoria juvenil). E sonha alto: “Quero seguir em frente e representar Santos em muitos mais lugares. Quando eu parar, quero ser professor de tênis de mesa e trabalhar muito para revelar novos atletas para essa cidade campeã”.

Crédito: Prefeitura de Santos

Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook