10 Detalhes do Golpe de Backhand dos Campeões no Tênis de Mesa

Destaque desta semana é para o golpe de backhand (do Inglês, significa golpear a bola com as costas da palma da mão dominante voltada para a rede) da mesa-tenista Sophia Pereira do Gran São João de Limeira SP.

Sophia Pereira - Golpe de Backhand no Tênis de Mesa

Um dos detalhes técnicos dos campeões no tênis de mesa é o golpe de backhand que na maioria das vezes acaba fazendo a diferença no jogo, seja no controle ou na preparação para a finalização do ataque de forehand.

DETALHE 01

No detalhe da foto acima, vemos a mesa-tenista Sophia Pereira que está preparando para golpear de backhand com a raquete num ângulo bem fechado, flexionando o pulso para ajudar a colocar mais efeito e velocidade na hora do contato com a bola.

DETALHE 02

Outro detalhe é a mão livre (esquerda) que ela usa para ter como referencia da altura onde vai golpear a bola (ponto de contato) e também ajuda no equilíbrio do corpo.

DETALHE 03

A postura corporal também é muito importante para um golpe perfeito. As pernas precisam estar um pouco flexionadas e o tronco ligeiramente inclinado para a frente.

DETALHE 04

O braço direito que segura a raquete está com o cotovelo aberto e na frente do corpo para poder fazer uma alavanca imprimindo mais velocidade no golpe.

DETALHE 05

O braço deve estar ligeiramente relaxado para ter uma melhor sensibilidade da raquete com a bola.

DETALHE 06

O agarre (como se segura a raquete) não se deve apertar muito forte o cabo da raquete e sim ter um agarre médio. 

DETALHE 07

O pulso deve estar relaxado e estável para ter um bom controle para não comprometer a colocação e direção da bola na mesa.

DETALHE 08

A preparação do golpe deve ser sempre mais lenta que a finalização. Na hora do contato da raquete com a bola para se ter uma boa finalização o antebraço e o pulso precisa acelerar o movimento. (Preparação lenta e finalização rápida).

DETALHE 09

Os atletas de ponta conseguem ter uma sensibilidade maior na hora do contato com a bola, golpeando um pouco mais na ponta da raquete. (mais distante da mão).

DETALHE 10

Ter uma boa variação de efeitos (spin) neste golpe ajuda a definir as táticas a serem utilizadas na sequência da jogada e também dificulta as ações do adversário.

Ma Long - Campeão Olímpico

Che Meng - Número 01 do Mundo


Ma Long - Campeão Olímpico


Sophia Pereira - Número 01 do Gran São João


Che Meng - Número 01 do Mundo








Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook