Equipe de Tênis de Mesa da China está Definida para Tóquio-2020

China definida no tênis de mesa para Olimpíadas de Tóquio com: Ma Long, Fan Zhendong, Xu Xin, Liu Shiwen, Chen Meng e Sun Yingsha.

Equipe Chinesa definida para Jogos Olímpicos de Tóquio
Foto: ITTF

A seleção chinesa de tênis de mesa, dona de uma das mais poderosas hegemonias olímpicas da atualidade, foi convocada neste domingo (16) para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Seis atletas foram chamados, sendo três homens e três mulheres, visando a disputa dos torneios por equipes, individuais e de duplas mistas.

Entre os homens, foram escolhidos: a lenda Ma Long, atual bicampeão olímpico e tricampeão mundial em simples; Fan Zhendong, número 1 do mundo; e Xu Xin, que também integrou a equipe olímpica na Rio-2016. Apenas Ma e Fan serão os representantes no torneio individual, enquanto Xu se juntará a eles na chave por equipes, além de participar das duplas mistas, que estreará em Tóquio-2020.

Já com as mulheres, Chen Meng, número 1 do mundo e tetracampeã do World Tour Finals, vai liderar a disputa individual ao lado de Sun Yingsha, terceira colocada do ranking mundial. Mesmo sendo atual campeã mundial de simples, Liu Shiwen foi chamada "apenas" para o torneio por equipes e das duplas mistas, ao lado de Xu Xin.

A China é a maior potência do tênis de mesa. Do top-10 do ranking mundial masculino, cinco são chineses. Entre as mulheres, a situação é ainda mais complicada, sendo oito chinesas entre as 13 primeiras do ranking. Por isso, a seleção nacional é a mais concorrida do mundo e, entre todas as modalidades, é uma das que tem os critérios mais rígidos de escolha.

Nomes como Lin Gaoyuan e Liang Jingkun, no masculino, ficaram de fora da lista. No feminino, a atual campeã olímpica, Ding Ning, mesmo em forma, e a número 4 do mundo, Wang Manyu, não estarão em Tóquio. As duas foram medalhistas de bronze no último Campeonato Mundial.

Desde que o tênis de mesa tornou-se olímpico, em Seul-1988, a China conquistou 28 das 32 medalhas de ouro em disputa. Foram um total de 28 ouros, 17 pratas e oito bronzes. Em Tóquio-2020, cinco torneios estarão em disputa: as equipes masculina e feminina, os individuais masculino e feminino e as duplas mistas.

Crédito: Surto Olímpico



Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook