Hugo Calderano 2 Anos no TOP 10 do Tênis de Mesa Inicia Pré-temporada 2020/2021

Hugo Calderano iniciou a preparação para a temporada 2020/2021 de tênis de mesa embalado por mais um feito na sua carreira: este mês, o carioca de 24 anos, sexto colocado do ranking, completou dois anos desde que entrou pela primeira vez no Top 10 do mundo.

Hugo Calderano - Foto: ITTF

"Acho que é uma razão para comemorar. O ranking não é uma meta em si, mas é uma sinalização importante do trabalho que está sendo feito. Estar no Top 10 durante dois anos é consequência da regularidade que venho mantendo nas competições", afirmou o atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos.

Hugo chegou ao Top 10 em julho de 2018 após a conquista da Copa Pan-Americana, alcançando uma marca inédita para o tênis de mesa das Américas desde a constituição do ranking, em 1987 - até então, a lista não era oficial, sendo definida com base em critérios subjetivos.

Ao longo destes dois anos, o mesa-tenista carioca esteve a maior parte do tempo (13 meses) na sexta posição, a melhor das Américas em todos os tempos. E, neste período, somente em outubro de 2018, quando foi o 11º do mundo, não figurou entre os dez melhores da lista.

A última atualização do ranking mundial foi feita em abril deste ano, quando Hugo saltou da sétima para a sexta posição. Desde então, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) mantém a lista congelada, já que as suas competições estão suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Hugo Calderano - Foto: ITTF

Pré-temporada próxima da normalidade

Após três semanas de férias, Hugo retomou os treinamentos com seu clube, o Liebherr Ochsenhausen, na Alemanha. Antes da pausa, o mesa-tenista foi o primeiro atleta brasileiro garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio a voltar a competir. Em maio, ele disputou a semifinal e a decisão da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa, em que sua equipe acabou com o vice-campeonato.

Hugo, no entanto, não sabe quando terá os primeiros jogos oficiais da temporada, já que a Bundesliga ainda não divulgou o calendário. Até lá, o brasileiro seguirá treinando com Ochsenhausen, que teve mudanças em seu elenco: o norte-americano Kanak Jha (27º) e os poloneses Maciej Kubik (490º) e Samuel Kulczyck (360º) substituirão o austríaco Stefan Fegerl (87º), o polonês Jakub Dyjas (64º) e o russo Vladimir Sidorenko (186º).

"Os treinos estão agora voltando em condições mais próximas do normal, com mais atletas no ginásio. É uma situação que nunca vivemos, treinar por tanto tempo com tão poucas competições. Acho que vamos descobrir a melhor maneira de trabalhar à medida em que formos retomando o ritmo", analisou Hugo.

Hugo Calderano - Foto: ITTF

Calendário internacional suspenso

A ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) mantém suspensas todas as suas competições em virtude do novo coronavírus. Por ora, as novidades dizem respeito somente a 2021. A entidade anunciou após a mais recente reunião de seu Comitê Executivo, no último dia 10, que o Campeonato Mundial por equipes será disputado de 28 de fevereiro a 7 de março do ano que vem. Inicialmente, o evento estava programado para abril e maio de 2020.

Também há a expectativa de que a entidade anuncie nos próximos meses a realização de eventos regionalizados no último trimestre de 2020, bem como uma definição quanto às Copas do Mundo individuais, inicialmente previstas para outubro deste ano.

Crédito: Gazeta Esportiva

https://www.facebook.com/limeiratenisdemesa/
Clique Aqui para ver o ranking mundial masculino.

Clique Aqui para ver o ranking mundial feminino.


Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook