Fan Zhendong vence Hugo Calderano nas Quartas de Final do ITTF World Tour Grand Finals

Foi a 11ª vez na temporada que o brasileiro chegou ao menos nas quartas de um torneio internacional
Fan Zhendong vs Hugo Calderano - Foto: ITTF

Hugo Calderano fechou sua participação no ITTF World Tour Grand Finals, torneio que reúne os melhores do Circuito Mundial de Tênis de Mesa na temporada, entre os oito primeiros da competição. Na madrugada deste sábado (14), ele foi superado pelo chinês Fan Zhendong, número 2 do ranking mundial, por 4 a 1 (10/12, 5/11, 7/11, 11/5 e 9/11), nas quartas de final do torneio, em Zhengzhou, na China. Foi a 11ª vez no ano que o brasileiro chegou ao menos nas quartas de final em torneios internacionais, incluindo as disputas do Pan de Lima, Copa Pan-Americana, Copa do Mundo e Circuito Mundial.
O brasileiro foi o último atleta não-oriental a cair no Grand Finals, nos torneios individuais e de duplas dos dois naipes. As semifinais do individual masculino serão disputadas exclusivamente por chineses: Fan Zhendong enfrenta Lin Gaoyuan e Xu Xin encara Ma Long.
Assim como acontecera no jogo das quartas de final, contra Jun Mizutani, Calderano entrou muito concentrado na partida e jogando em altíssimo nível. Ainda mais agressivo do que na véspera, o brasileiro dificultava a vida do chinês ao máximo e se encaminhava para uma vitória tranquila no primeiro set, pois vencia por 9 a 4. Zhendong foi buscar o resultado, empatou e virou. Calderano chegou a salvar um set point, mas o chinês venceu a primeira parcial.
A vitória fortaleceu Zhendong. Calderano não conseguia reação no segundo set e chegou a estar perdendo por 5 a 1. A vantagem foi bem administrada pelo chinês até o final da parcial, fechando em 11 a 5.
No terceiro set, o brasileiro chegou a dar impressão de reação, abrindo 2 a 0. Mas, permitiu ao adversário virar para 5 a 2. O técnico Jean-René Mounié pediu tempo, mas não adiantou: Zhendong seguiu em ritmo muito intenso e não poupou o brasileiro, fechando em 11 a 7. Como detalhe, num dos poucos ralis longos do set, Calderano finalizou um ponto onde a bola atingiu a marca de 108 quilômetros por hora.
Calderano encontrou seu melhor momento no quarto set. Seus ataques precisos irritavam Fan Zhendong, que chegou a estar perdendo por 9 a 2 e acabou sendo superado por 11 a 5. Porém, o brasileiro ainda precisava vencer mais três sets para sair vitorioso do confronto. Chegou a fazer uma quinta parcial equilibrada com o número 2 do mundo, mas não resistiu.
“Foi uma pena, pois o Hugo estava desenvolvendo um jogo muito interessante no primeiro set. Abriu uma boa vantagem, jogando o melhor dele, mas não conseguiu fechar. Depois disso, o Fan Zhendong conseguiu jogar mais relaxado, e quando abriu 3 a 0 ficou muito mais difícil para o Hugo”, lamentou o técnico Jean-René Mounie, após o confronto.
Este foi o último compromisso internacional de Hugo Calderano na temporada 2019. No final de janeiro, ele encara o primeiro desafio do Circuito Mundial no ano olímpico, exatamente no país onde atua: o Aberto Platinum da Alemanha, em Magdeburg.

Crédito: CBTM

PÁGINA INICIAL


Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook