Alunos constroem 10 Mesas de Tênis de Mesa para a escola onde estudam em Mato Grosso

Mesas de tênis demesa serão usadas pelos estudantes que, antes disso, não tinham nem quadra para práticas esportivas.

Estudantes agora têm espaço de lazer
Foto Fábio Marcelo Vás Arquivo pessoal
Alunos da Escola Estadual do Campo Pedro Borges, na zona rural de Colniza, a 1065 km da capital, construíram 10 mesas para tênis de mesa para a escola, com doações de materiais que seriam descartados.

As mesas de tênis serão usadas pelos estudantes que, antes disso, não tinham nem quadra para práticas esportivas.


A ideia partiu do professor de educação física Fábio Marcelo Vás, que também é diretor da escola.

Entre outras dificuldades, a falta de espaço de lazer para a prática de atividade física e de esporte nas instituições era outro problema da escola. Os espaços, segundo o educador, são importantes para as crianças desenvolverem o lado físico, social e mental.

O diretor então desenvolveu o projeto "Tênis de Mesa na Escola", uma parceria entre a escola e o comércio local, que doou compensados que seriam descartados para a confecção das mesas.

Já a tinta, rede, raquetes e bolas para deixar as mesas prontas para uso, foram compradas com a ajuda do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar.

“Com isso, o projeto estava pronto. Só faltava colocar a mão na massa e convidar os alunos para poder fazer parte do projeto. Nós conversamos com os alunos, explanamos toda a situação e na hora, sem tripudiar, todos toparam a ideia. Ajudando na fabricação, acredito que os alunos valorizam ainda mais o equipamento, são mais cuidadosos e descobrem que se trata de um bem coletivo”, disse o diretor.

Ele conta ainda que algumas das comunidades dessas crianças nunca nem tinham ouvido falar em tênis de mesa e muito menos sabiam o que eram. Hoje, apenas uma mesa por escola já está sendo pouco: todos querem jogar e participar.


Desde março, quando iniciou o projeto, já foram confeccionadas 10 mesas e o diretor conta que a meta é até o fim de 2020 serem fabricadas outras 20.

O tênis de mesa, popularmente conhecido como pingue-pongue, além de ser um esporte olímpico muito praticado, é interdisciplinar, desenvolvendo o cognitivo e o raciocínio.

De acordo com Fábio, com isso a criança pode socializar, praticar atividade física e até melhorar em matemática e em interpretação de textos, por exemplo.

Ele conta ainda os alunos terão também a oportunidade de conhecer outros colegas de outras escolas pois eles pretendem realizar torneios e campeonatos da modalidade já no começo do próximo ano.

“Isso que é o mais importante, acima de tudo o bem estar do aluno, estamos aqui para trabalhar para o aluno. Estou emocionado porque é um sonho que realizamos na nossa comunidade e é muito bom fazer parte. Sou apenas um no meio de toda uma galera que está ajudando a fazer isso acontecer”, declara o professor.

PÁGINA INICIAL

Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook