Tênis de Mesa do Brasil conquista medalha de Ouro nas duplas masculina dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi - Ouro nas Duplas do Pan-Americano Lima 2019.
Foto: COB
O Brasil é campeão do torneio de duplas masculino dos. Nesta terça-feira (6), Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano venceram os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes, por 4 a 2 (11/6, 12/14, 8/11, 11/6, 12/10 e 12/10). Este foi o primeiro ouro do tênis de mesa do Brasil neste Pan. Antes, já havíamos conquistado um bronze (duplas femininas) e uma prata (duplas mistas), além da garantia de mais duas medalhas no individual.

Calderano e Tsuboi formaram uma dupla de sucesso até o início de 2017, com algumas medalhas em torneios do Circuito Mundial. Depois, pouco atuaram juntos em torneios internacionais. Mas o entrosamento permaneceu, resultando no título do Pan-Americano. Foi a terceira medalha de Hugo em Jogos Pan-Americanos e a sétima de Gustavo, que disputou seu primeiro Pan em 2003.
Mesmo com toda a qualidade dos dois, uma final não teria como ser fácil e tranquila. A partida começou nervosa para os brasileiros, até o momento em que o placar apontava 5 a 5. Foi quando a dupla achou o jogo e não deu mais chances aos argentinos, fechando em 11 a 6.
No início da segunda parcial, só deu Argentina. Alto e Cifuentes chegaram a abrir 9 a 0 e fizeram 10 a 4, precisando de apenas um ponto para fechar. Os brasileiros foram salvando ponto a ponto e conseguiram a espetacular virada. Mas houve nova reação da parceria argentina e placar definido em 14 a 12.
“O importante quando isso acontece é manter a calma. Lógico que a gente sente o set que escapou pela mão, mas o importante era focar no próximo set. Não podemos ficar pensando no ponto que passou”, analisou Calderano.
O terceiro set mostrou os argentinos explorando os erros da parceria brasileira e fechando em 11 a 8. No quarto, os brasileiros conseguiram se recuperar, mas teriam dois sets de extremo equilíbrio pela frente, antes de poderem comemorar a vitória e o posto no lugar mais alto do pódio.
“Eu já esperava que fosse difícil, eles estavam lutando muito. O estilo deles é de muitos ralis, eles estavam neutralizando os nossos ataques. Mas, nos finais de sets, conseguimos finalizar”, disse Tsuboi.
Agenda
Nesta quarta-feira, Hugo Calderano pode ganhar mais um ouro. Ele está na semifinal do torneio individual masculino e enfrenta o canadense Eugene Wang, às 15h (de Brasília). No feminino, pouco antes, às 13h, Bruna Takahashi enfrenta a porto-riquenha Adriana Diaz, também na semifinal. Na quinta-feira, começa o torneio de equipes.

Crédito: CBTM

PÁGINA INICIAL



Comentários

Total de visualizações da página

eBook

Tênis de Mesa Gran São João

Postagens mais visitadas dos últimos 30 dias

Liga Nipo Brasileira de Tênis de Mesa fecha acordo de Parceria com a CBTM

A TÁTICA NO TÊNIS DE MESA

Tênis de Mesa Limeira