Tênis de Mesa do Brasil conquista medalha de Ouro nas duplas masculina dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi - Ouro nas Duplas do Pan-Americano Lima 2019.
Foto: COB
O Brasil é campeão do torneio de duplas masculino dos. Nesta terça-feira (6), Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano venceram os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes, por 4 a 2 (11/6, 12/14, 8/11, 11/6, 12/10 e 12/10). Este foi o primeiro ouro do tênis de mesa do Brasil neste Pan. Antes, já havíamos conquistado um bronze (duplas femininas) e uma prata (duplas mistas), além da garantia de mais duas medalhas no individual.

Calderano e Tsuboi formaram uma dupla de sucesso até o início de 2017, com algumas medalhas em torneios do Circuito Mundial. Depois, pouco atuaram juntos em torneios internacionais. Mas o entrosamento permaneceu, resultando no título do Pan-Americano. Foi a terceira medalha de Hugo em Jogos Pan-Americanos e a sétima de Gustavo, que disputou seu primeiro Pan em 2003.
Mesmo com toda a qualidade dos dois, uma final não teria como ser fácil e tranquila. A partida começou nervosa para os brasileiros, até o momento em que o placar apontava 5 a 5. Foi quando a dupla achou o jogo e não deu mais chances aos argentinos, fechando em 11 a 6.
No início da segunda parcial, só deu Argentina. Alto e Cifuentes chegaram a abrir 9 a 0 e fizeram 10 a 4, precisando de apenas um ponto para fechar. Os brasileiros foram salvando ponto a ponto e conseguiram a espetacular virada. Mas houve nova reação da parceria argentina e placar definido em 14 a 12.
“O importante quando isso acontece é manter a calma. Lógico que a gente sente o set que escapou pela mão, mas o importante era focar no próximo set. Não podemos ficar pensando no ponto que passou”, analisou Calderano.
O terceiro set mostrou os argentinos explorando os erros da parceria brasileira e fechando em 11 a 8. No quarto, os brasileiros conseguiram se recuperar, mas teriam dois sets de extremo equilíbrio pela frente, antes de poderem comemorar a vitória e o posto no lugar mais alto do pódio.
“Eu já esperava que fosse difícil, eles estavam lutando muito. O estilo deles é de muitos ralis, eles estavam neutralizando os nossos ataques. Mas, nos finais de sets, conseguimos finalizar”, disse Tsuboi.
Agenda
Nesta quarta-feira, Hugo Calderano pode ganhar mais um ouro. Ele está na semifinal do torneio individual masculino e enfrenta o canadense Eugene Wang, às 15h (de Brasília). No feminino, pouco antes, às 13h, Bruna Takahashi enfrenta a porto-riquenha Adriana Diaz, também na semifinal. Na quinta-feira, começa o torneio de equipes.

Crédito: CBTM

PÁGINA INICIAL



Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook