Tênis de Mesa diminui riscos de infarto e AVC

Modalidade traz benefícios ao coração mesmo se praticado por 50 minutos, três vezes por semana, em sua forma recreativa, como ping-pong.

Tênis de Mesa da 3ª Idade de Limeira
O tênis de mesa é um esporte que pode ter sua prática desde uma competição entre amigos e até ir para competições poliesportivas, como o Pan Lima 2019. De acordo com Tiago Lazzaretti, coordenador científico do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o esporte pode trazer benefícios para a saúde.

"Por ser veloz e dinâmico, o tênis de mesa treina a atenção, a agilidade e os reflexos para rebater a bola. Além disso, o esporte trabalha a coordenação motora e o desenvolvimento adequado dela", afirma Lazzaretti. 

O médico explica que, para idosos, a atividade pode ajudar no desenvolvimento da atenção e concentração por conta do deslocamento da bola. Já para crianças, o tênis de mesa ajuda a desenvolver a concentração e disciplina, forçando-a a se dedicar ao esporte e a ter atenção nos movimentos.

A movimentação contínua, embora em um espaço limitado ao redor da mesa, trabalha a parte cardiovascular e pulmonar, devido ao trabalho intenso do corpo com movimentos contínuos e acelerados.

Assim, segundo Lazaretti, a prática frequente ajuda a diminuir o risco de eventos cardiovasculares, como infartos e AVC. "A Sociedade Americana de Cardiologia alega que a prática de exercícios de baixa intensidade durante 150 minutos semanais diminui os riscos desses problemas. Então, o tênis de mesa, que tem intensidade de leve à moderada, se praticado três vezes por semana em 50 minutos cada, o risco de um infarto, por exemplo, seria menor", explica. 

"O posicionamento rápido para jogar trabalho o equilíbrio do atleta e, praticando regularmente, o tênis de mesa pode ajudar no controle do peso", finaliza o médico.

O tênis de mesa não possui diferença de jogo com o ping-pong. Porém, o termo "ping-pong" é usado de maneira recreativa, não sendo utilizado como denominação esportiva.


Crédito: Giovanna Borielo, do R7*

PÁGINA INICIAL


Comentários

Total de visualizações da página

eBook

Tênis de Mesa Gran São João

Postagens mais visitadas dos últimos 30 dias

Liga Nipo Brasileira de Tênis de Mesa fecha acordo de Parceria com a CBTM

A TÁTICA NO TÊNIS DE MESA

Tênis de Mesa Limeira