Hugo Calderano vence Japonês e agora enfrenta Fan Zhendong no ITTF Grand Finais

Partida contra o japonês Yuya Oshima foi cheia de bonitos lances. Brasileiro é o único não-asiático que ainda disputa o título, nos torneios individual e de duplas
Hugo Calderano - ITTF Grand Finals - Foto: ITTF
O brasileiro Hugo Calderano estreou com vitória no ITTF Grand Finais, competição que reúne os 16 melhores mesa-tenistas do Circuito Mundial. Nesta sexta-feira (14), em Incheon, na Coreia do Sul, ele derrotou, de virada, o japonês Yuya Oshima, por 4 a 3 (11/5, 4/11, 11/8, 8/11, 9/11, 11/4 e 11/7), passando para as quartas de final da competição.
Calderano é o único não-asiático ainda disputando o torneio, incluindo os torneios individuais e de duplas, masculino e feminino. Nas quartas de final, ele enfrentará o número 1 do mundo e eleito o melhor jogador da temporada, o chinês Fan Zhendong, neste sábado, às 2h50 (de Brasília).
Será também uma oportunidade de revanche para o brasileiro. Nesta temporada, os dois se enfrentaram duas vezes no Circuito Mundial, logo nos primeiros meses do ano, quando o chinês ainda não era o número 1 do mundo. E foi justamente ele que parou Calderano em seus dois melhores momentos no Circuito: a semifinal do Aberto da Hungria e a final do Aberto do Catar.
Após a partida, o brasileiro lembrou do confronto com Oshima no Aberto da Austrália, onde caiu na estreia, o que valoriza ainda mais a vitória desta sexta-feira.
“Estou muito feliz. No Aberto da Austrália eu perdi para o Oshima por 4 a 3, em um jogo muito apertado. Joguei com o Zhendong algumas vezes antes. Obviamente será muito difícil, pois ele é o número 1 do mundo e o melhor jogador da temporada. Mas agora eu só quero descansar, para depois me preparar para esse confronto”, disse o brasileiro, exausto após o longo duelo, com mais de uma hora de duração.

O jogo
Calderano começou mostrando estar disposto a brigar pelas posições mais altas do torneio. Ele foi arrasador no primeiro set, vencendo com tranquilidade. Os golpes rápidos de Oshima funcionaram no segundo set e o japonês deu o troco na segunda parcial.
O terceiro set foi o mais bonito de se ver, com ralis longos e muita alternância na partida. Calderano começou muito bem, mas permitiu a virada e o japonês abriu quatro pontos de vantagem. Em uma virada fulminante, o brasileiro conseguiu fechar por 11 a 8.
Na quarta e quinta parciais, Calderano não conseguiu impor seu melhor jogo. Chegou a encostar no marcador depois de estar perdendo por quatro pontos de diferença no quarto set, mas foi só. No quinto, o japonês esteve sempre no comando.
Mas o brasileiro voltou a mostrar porque é considerado um dos melhores jogadores da atualidade. Ele foi praticamente perfeito no sexto set, deixando Oshima sem ação com seus contra-ataques. O show de Calderano continuou no último set, quando ele abriu 6 a 2. O japonês chegou a reagir, mas após pedido de tempo do técnico Jean-René Mounie, Calderano garantiu a vitória por 11 a 7.

Crédito: CBTM

PÁGINA INICIAL



Comentários

Total de visualizações da página

eBook

Tênis de Mesa Gran São João

Postagens mais visitadas dos últimos 30 dias

Luiza Dalfré do Gran São João na Liga Nipo Brasileira de Tênis de Mesa

Tênis de Mesa Limeira