BIRIBA, o jovem que virou uma Lenda no Tênis de Mesa Mundial

Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, hoje com 73 anos, se tornou precocemente um dos grandes nomes do esporte brasileiro em todos os tempos, mas da mesma forma que teve um início de carreira fulminante, no tênis de mesa, também abandonou as competições da mesma forma.
Biriba, nos anos 50, foi campeão brasileiro e sul-americano sempre em categorias muito acima de sua idade e chegou a derrotar dois campeões mundiais japoneses, que vieram ao país, em 1958, para clínicas sobre o esporte, e um chinês que buscava em casa o bicampeonato mundial, em 1961.
Mas a carreira que começou promissora foi encerrada quando ele tinha apenas 21 anos, devido a falta de intercâmbio e condições de treinamento e também por ele ter que começar a trabalhar, pois o tênis de mesa, muito amador na época, não lhe dava nenhum benefício financeiro.
Mesmo tendo jogado em alto nível pouco tempo, sua carreira foi tão impressionante que a tradicional marca japonesa “Butterfly”, especializada em produtos para tênis de mesa, criou uma raquete com seu nome, “Biriba”, que vendeu em todo mundo cerca de 20 milhões de unidades.



Crédito: Terceiro Tempo

PÁGINA INICIAL 


Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook