Brasileiro Hugo Calderano é o Nono Melhor Mesa-tenista do Mundo

Hugo Calderano - Brasil - 9º colocado no ranking mundial. Foto: ITTF
O brasileiro Hugo Calderano voltou a figurar no Top-10 mundial do ranking de novembro da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Na lista divulgada nesta quinta (1), ele subiu duas posições e agora está em nono lugar, igualando a sua melhor marca na carreira, atingida no ranking do início de agosto.

Calderano tinha caído porque não participou de competições internacionais por dois meses. Contudo, a pontuação obtida na Copa do Mundo Masculina, em Paris, neste mês de outubro, foi suficiente para o salto no ranking, mesmo não tendo feito grande participação (ficou na fase de grupos). Esta continua sendo a melhor marca de um atleta latino-americano na história.

No próximo ranking, Calderano poderá subir ainda mais, dependendo, obviamente, de sua participação no Aberto da Áustria, que começa na próxima semana. A distância dele para Wong Chun Ting, oitavo colocado, é de exatos 700 pontos (12.515 contra 13.215). O líder segue sendo o chinês Fan Zhendong, com 17.751 pontos, seguido pelo também chinês Xu Xin, com 15.610.

Não houve alteração significativa na posição dos demais brasileiros, nos rankings masculino e feminino. Entre os homens, Gustavo Tsuboi segue no Top-50, mas caiu uma posição (49º). Vitor Ishiy saltou 20 posições e foi o brasileiro que mais subiu (está em 136º). No ranking feminino, Bruna Takahashi segue sendo a melhor brasileira, ocupando a mesma 73ª colocação do mês anterior. Jessica Yamada pulou quase 70 posições e agora é a 308ª, sendo a brasileira com maior evolução no mês.

Outra boa novidade veio do ranking das categorias de base, pois o representante masculino nos Jogos Olímpicos da Juventude, Guilherme Teodoro, pulou da 30ª para a 20ª colocação no ranking Sub-18. Bruna Takahashi, a nossa representante nos Jogos entre as mulheres, saltou ainda mais: saiu da 33ª para 14ª posição na lista.




Crédito: olimpiadatododia





Comentários