Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul vive o seu Melhor Momento

Adepto da modalidade, Médico veterinário mostra evolução do esporte no Estado.

Segundo relatos, o tênis de mesa começou a ser praticado no Rio Grande do Sul em meados da década de 1940. Em 1970, foi fundada a federação da modalidade, que seria a responsável pela organização de torneios e de outros eventos para difundir o esporte em terras gaúchas. 

O esporte foi desenvolvendo-se aos poucos, teve seus altos e baixos. Houve um período em que alguns torneios estaduais foram realizados com a participação de apenas 15 ou 20 atletas, pois pouco incentivo era dado para a modalidade. 

De lá para cá, ocorreram muitas mudanças, técnicos, atletas e dirigentes trabalharam duro para fortalecer o esporte. De todas essas pessoas que cooperaram para o crescimento do tênis de mesa gaúcho, duas merecem o devido destaque: João Irigoyen e Jorge Fanck. João foi presidente da federação por muitos anos, além de ser diretor do departamento de tênis de mesa da Sogipa. Jorge é o atual presidente da organização que promove o esporte. Ambos conseguiram reerguer a estrutura do tênis de mesa estadual com ideias, ações e muito empenho.

Hoje, temos a modalidade consolidada, as equipes já não se concentram apenas na Região Metropolitana. Atletas praticam o esporte em Ivoti, Caxias do Sul, Lajeado, Palmeiras das Missões, Carazinho, Bagé, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha e muitas outras cidades, estando presente em todo o Estado. Temos material de ótima qualidade, os torneios são organizados mensalmente, reunindo cerca de 100 pessoas por evento, entre atletas, técnicos e familiares. Nossos atletas têm um ótimo nível técnico, conquistamos títulos e medalhas a nível nacional e até mesmo internacional.

Vivemos o melhor momento do esporte, sem sombra de dúvidas. Jorge Fanck é também coordenador nacional de um programa de detecção de talentos e técnico da seleção brasileira de base. Recentemente, quatro gaúchos participaram das seletivas nacionais, fazendo bons jogos e trazendo experiências positivas da competição. 

Convido você que está lendo esse texto a procurar a Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul para dar uma chance ao nosso esporte. Junte-se à grande família do tênis de mesa gaúcho, onde o ambiente é de respeito e cordialidade. 
Acesse: tenisdemesagaucho.org para maiores informações.

Página Inicial

Fonte: Gauchazh Esportes

Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Seguidores

eBook