Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul vive o seu Melhor Momento

Adepto da modalidade, Médico veterinário mostra evolução do esporte no Estado.

Segundo relatos, o tênis de mesa começou a ser praticado no Rio Grande do Sul em meados da década de 1940. Em 1970, foi fundada a federação da modalidade, que seria a responsável pela organização de torneios e de outros eventos para difundir o esporte em terras gaúchas. 

O esporte foi desenvolvendo-se aos poucos, teve seus altos e baixos. Houve um período em que alguns torneios estaduais foram realizados com a participação de apenas 15 ou 20 atletas, pois pouco incentivo era dado para a modalidade. 

De lá para cá, ocorreram muitas mudanças, técnicos, atletas e dirigentes trabalharam duro para fortalecer o esporte. De todas essas pessoas que cooperaram para o crescimento do tênis de mesa gaúcho, duas merecem o devido destaque: João Irigoyen e Jorge Fanck. João foi presidente da federação por muitos anos, além de ser diretor do departamento de tênis de mesa da Sogipa. Jorge é o atual presidente da organização que promove o esporte. Ambos conseguiram reerguer a estrutura do tênis de mesa estadual com ideias, ações e muito empenho.

Hoje, temos a modalidade consolidada, as equipes já não se concentram apenas na Região Metropolitana. Atletas praticam o esporte em Ivoti, Caxias do Sul, Lajeado, Palmeiras das Missões, Carazinho, Bagé, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha e muitas outras cidades, estando presente em todo o Estado. Temos material de ótima qualidade, os torneios são organizados mensalmente, reunindo cerca de 100 pessoas por evento, entre atletas, técnicos e familiares. Nossos atletas têm um ótimo nível técnico, conquistamos títulos e medalhas a nível nacional e até mesmo internacional.

Vivemos o melhor momento do esporte, sem sombra de dúvidas. Jorge Fanck é também coordenador nacional de um programa de detecção de talentos e técnico da seleção brasileira de base. Recentemente, quatro gaúchos participaram das seletivas nacionais, fazendo bons jogos e trazendo experiências positivas da competição. 

Convido você que está lendo esse texto a procurar a Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul para dar uma chance ao nosso esporte. Junte-se à grande família do tênis de mesa gaúcho, onde o ambiente é de respeito e cordialidade. 
Acesse: tenisdemesagaucho.org para maiores informações.

Página Inicial

Fonte: Gauchazh Esportes

Comentários

Total de visualizações da página

eBook

Tênis de Mesa Gran São João

Postagens mais visitadas dos últimos 30 dias

Luiza Dalfré do Gran São João na Liga Nipo Brasileira de Tênis de Mesa

Tênis de Mesa Limeira