TTX (TÊNIS DE MESA X) É A NOVA MODALIDADE DE TÊNIS DE MESA

TTX é a nova modalidade de Tênis de Mesa.
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) anunciou nesta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ), uma nova modalidade que promete revolucionar o tênis de mesa. 
O Table Tennis X (Tênis de Mesa X, em português), ou simplesmente TTX, é mais dinâmico, tem equipamentos e regras diferentes do que já é o convencional do esporte e permite que a atividade seja praticada a qualquer momento e em qualquer lugar. 

O lançamento foi feito na Casa da Alemanha, no bairro da Barra da Tijuca, e teve a presença de diversas personalidades do tênis de mesa, como o atleta olímpico bielorrusso, Vladimir Samsonov; o ex-mesatenista belga, Jean-Michel Saive; e o presidente da ITTF, Thomas Weikert. 

"Os brasileiros são cercados por praias e por áreas de lazer e isso é perfeito para a prática da nova modalidade que anunciamos. O estilo de vida, a música, as roupas casuais, esse modo alegre de viver é o essencial para o que desenvolvemos", disse Thomas. 



O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, também esteve presente no anúncio do TTX. Para ele, a nova modalidade vai ser importante para quem "brinca" de tênis de mesa pelo Brasil. 

"É importante para nós, porque há 30 milhões de praticantes de pingue-pongue pelo país, mas essas pessoas jogam de formas e de maneiras diferentes. Agora, as pessoas que brincam de tênis de mesa sem regras muito claras passam a ter um direcionamento para se divertir com o esporte. 

Isso vai ser bom também para descobrirmos novos talentos tanto para o tênis de mesa quanto para o TTX", opinou Alaor, que ainda falou sobre a inclusão da nova modalidade no calendário de competições da CBTM.

"Estamos elaborando o nosso calendário até 2024 e digo que haverá a presença do TTX em um dos eventos da CBTM já no próximo ano", assegurou.

Mas o que tem de diferente na nova modalidade?

Equipamento

TTX - Tênis de Mesa X.
- A nova modalidade pode ser jogada em uma mesa do esporte convencional ou em qualquer superfície plana com dimensões aproximadas a 2,74m de comprimento e 1,525m de largura (o improviso é permitido). A ideia é que a mesa suporte qualquer tipo de ambiente para ser possível jogar em qualquer lugar (caso seja jogado em ar livre, o vento é um atrativo a mais).

- A rede pode ser improvisada com qualquer tipo de material (uma tábua, por exemplo).
- A bolinha da TTX é maior e mais pesada do que a convencional e a raquete não tem mais borracha.

Saque


- O saque pode ser feito de qualquer maneira e de qualquer lugar. Não há regras para a modo que ele deve ser feito.
- A bola deve bater uma vez no próprio campo e uma vez no lado do adversário.
- Só muda quem vai sacar, quando quem não tiver o saque pontuar.
- Quem perder o primeiro set, começa o próximo sacando.



Pontuação



- A pontuação é a mesma que uma partida de tênis de mesa convencional.
- O que muda é: pode ser marcado dois ou quatro pontos em um lance só.
- Dois pontos são marcados se:
1 - um jogador saca ou devolve uma bola que o adversário não a toca, a chamada "winner ball" (bola vencedora, em português).
2 - antes de realizar o saque, o jogador falar "wildcard" (curinga, em português). Então, aquele ponto valerá dois para quem o marcar. Isso dá chance ao jogador de marcar pontos extras em um momento que ele mais precisa.
- Quatro pontos são marcados se o jogador em uma "bola curinga" servir ou acertar uma "bola vencedora".



Sistema de jogo



- Um set dura dois minutos.
- O jogador vence um set quando ultrapassa a marca dos dez pontos ou se estiver em vantagem quando o tempo do set acabar.
- Caso o tempo acabe, o ponto em andamento também valerá para o placar final.
- Normalmente é jogado em "melhor de três" ou "melhor de cinco".

Fonte: CBTM



https://www.facebook.com/limeiratenisdemesa/

Comentários

Total de visualizações da página

Tênis de Mesa Gran São João

Postagens mais visitadas dos últimos 30 dias

Tênis de Mesa do Gran São João Apresenta Planejamento para Temporada 2023

Nova Comissão Técnica do Tênis de Mesa da China com Wang Hao / Ma Lin / Li Sun e Xiao Zhan Deverá ser Aprovada pelo Comitê Chinês

Hugo Calderano é Bicampeão do WTT Contender de Tênis de Mesa em Doha no Catar 2023

Tênis de Mesa Limeira

Seguidores

eBook