A TÁTICA NO TÊNIS DE MESA

Jogar tênis de mesa é fácil, o difícil é fazer as leituras táticas de cada jogador utiliza no jogo. No alto nível cada jogador tem sua tática já pré-estabelecida antes de entrar na mesa para enfrentar seu adversário.

Lin Gui - Brasil (134ª WR)
Exemplo: Começando pelo saque:

1- Com que efeito devo sacar: 
1.1 - Para baixo
1.2 - Lateral para a esquerda
1.3 - Lateral para a direita
1.4 - Combinando lateral para a esquerda e para baixo
1.5 - Combinando lateral para a direita e para baixo
1.6 - Com muito efeito (muitos giros da bola)
1.7 - Com efeito médio (giros moderados da bola)
1.8 - Com pouco efeito (poucos giros da bola)

2- Colocação da bola do saque na mesa do oponente:
2.1 - Curto no centro
2.2 - Curto na direita
2.2 - Curto na esquerda
2.3 - Médio no centro
2.4 - Médio na direita
2.5 - Médio na esquerda
2.6 - Longo no centro
2.7 - Longo na direita
2.8 - Longo na esquerda

3- Quanto de velocidade devo aplicar na bola no saque.
3.1 - Velocidade baixa
3.2 - Velocidade média
3.3 - Velocidade alta

4- Com relação aos saques longos
4.1 - Saque longo com pouca velocidade
4.2 - Saque longo com velocidade média
4.3 - Saque longo com velocidade rápida

Para ser campeão no tênis de mesa não é só ter boa técnica, más com boas táticas é possível conquistar resultados fantásticos. Eu tive a oportunidade de ver muitos jogadores TOP do mundo e alguns com uma técnica regular, mas com táticas de jogo muito forte e bem definida. Estes jogadores com boas táticas criam muitas dificuldades para qualquer um jogar contra eles e para superá-los precisa jogar muito e mais um pouco.


Vamos ver um exemplo de uma tática de jogo com a mesatenista brasileira Lin Gui (Classificada aos Jogos Olímpicos do Rio 2016), no jogo contra a croata Ivana Tubikanec, no Aberto da Croácia, Challenge), em 24 de maio.

TÁTICA: Lin Gui usou a tática de atacar bem aberto na direita (1), depois em direção do meio da mesa (2) e na sequência na esquerda bem aberta (3) com seu forte ataque de direita (Forehand) e se a bola volta, ela ataca na outra ponta também bem aberta e forte (4).

OBJETIVO: Lin Gui tem uma meta bem clara que é de tirar sua adversária da mesa causando um desequilíbrio corporal, para desestabilizar seus golpes e não deixar que ela execute contra ataques e sim só devolver a bola. Podemos ver no vídeo que, quando Lin Gui inicia sua tática, Ivana chega a estar correndo atrás da bola e até com uma perna só apoiada e os braços esticados para salvar a bola.

RESULTADO: Lin Gui ganhou o jogo de Ivana Tubikanec de Croácia por 4 a 1 (11-5, 11-3, 11-8, 7-11, 11-3).

VEJA O VÍDEO COM DETALHE NA TÁTICA DE LIN GUI.



A Tática no Tênis de Mesa

Quando você encontra um ponto fraco do seu adversário e você consegue transformar isto em uma tática para aplicar durante o jogo, acaba se transformando numa arma poderosa.

A chinesa Liu Shiwen enfrentado a portuguesa Shao Jiene, no Aberto de Portugal 2019, encontrou rapidamente o ponto fraco de sua adversária que era o lado de forehand.

Liu Shiwen recebia os saques devolvendo no backhand da portuguesa que não conseguia atacar com golpes explosivos, e dava a oportunidade da chinesa contra-atacar no lado do forehand definindo os pontos.

Estas jogadas se repetiram várias vezes durante todo o jogo com algumas pequenas variações e a chinesa Liu Shiwen venceu Shao Jiene por 4 sets a 0, com parciais de (11-6, 11-4, 11-5 e 11-9).


https://www.facebook.com/limeiratenisdemesa/

Clique Aqui para ver o ranking mundial masculino.

Clique Aqui para ver o ranking mundial feminino.


Comentários

Arquivo

Mostrar mais